Um homem apresenta um projeto ao mundo, projeto este que levava muita tecnologia à polícia, baseando-se em utilizar robôs no lugar de policiais, mesmo nos lugares mais violentos do planeta. Um policial, Murphy, que combatia inclusive a corrupção de seus colegas, estragou a negociação de armas com bandidos e saiu vivo de um tiroteio que matou várias pessoas, inclusive um colega policial. Ele foi chamado por sua superior que lhe comeu o rabo e o mandou ficar fora desse tipo de ação. Enquanto isso a empresa dos robôs continuava tentando vender seu projeto, mas o governo o barrou por alegar que os robôs não tinham sentimentos, e não saberiam distinguir uma criança com uma faca na mão de um adulto fortemente armado, nesse caso abrindo fogo contra os dois sem pena.
O dono do projeto foi até um cientista que criava próteses muito avançadas para devolver o movimentos aos soldados mutilados nas guerras, e propôs um esquema a ele. O policial Murphy foi no hospital visitar seu colega baleado na ação anterior, e os bandidos colocaram uma bomba no carro dele. Ele foi pra casa, viu sua família, e ia dar uma bimbada na mulher dele, quando o alarme do carro disparou. Então ele foi lá fora ver o que acontecia e a bomba explodiu seu carro. Murphy sofreu queimaduras de quarto grau em 80% do corpo e se sobrevivesse, não andaria mais, além de ficar cego, surdo-mudo, não ter os membros. O cientista conversou com a esposa de Murphy, e disse poderia tentar salvá-lo, e deixá-lo sem problemas físicos; ela então assinou uma autorização e três meses depois, eles acordaram Murphy. O policial agora era uma máquina. Confuso, ele deu um pescoção no cientista e saiu correndo do laboratório, mas foi desligado e levado ao laboratório novamente.
O policial foi colocado em frente a um espelho e sua armadura retirada, então ele viu que de seu corpo sobraram apenas os pulmões, o rosto, o cérebro e uma mão. Apesar de pedir pra morrer, o cientista conseguiu convencê-lo a ficar vivo e lutar. Depois de falar com sua esposa pela webcam, ele recebeu instruções e foi colocado num ambiente virtual, onde suas ações foram comparadas e mais lentas do que o robô anterior. O dono mandou o cientista melhorar o projeto, e ele assim o fez. Depois das alterações, e agora na cor preta, o Robocop foi colocado num galpão para lutar contra os robôs. Ele destruiu todos eles e seu dono gostou do resultado. Robocop pôde então voltar pra casa, visitar sua esposa e filho. Murphy estava pronto para ser apresentado ao mundo. Pouco antes da apresentação, na atualização das informações do cérebro, ele teve um tílti, mas foi apresentado mesmo assim. Diante da multidão, o sistema dele identificou um fugitivo e o prendeu em segundos. A empresa utilizou esse fato e conseguiu botar o Robocop na rua.
Em sua primeira saída oficial, ele foi até o laboratório do traficante que mandou matá-lo e fez uma limpa. Depois de mais algumas atuações, sua esposa reapareceu e pediu que ele fosse ver seu filho, que estava com medo de ir à escola. Ele ignorou o pedido e continuou na busca pelo traficante que fez seu carro explodir. Quando finalmente chegou ao local onde o bandidão estava, foi recebido à bala. Ele passou todos os bandidos, pegou várias armas e tirou digitais delas. Todas tinham digitais de um policial. Robocop foi até o departamento e prendeu o colega, depois do mesmo confessar que a chefe do departamento era a responsável. Quando estava frente a frente com ela e prestes a conseguir a confissão, um dos responsáveis pelo sistema do Robocop o desligou, aparentemente por interesse nas informações, ou chantagear a polícia.
Lançaram na imprensa uma falsa informação de que Murphy estava morrendo, por isso Robocop foi tirado de circulação. Robocop fugiu e foi até o prédio onde estavam sua esposa e filho; ele conseguiu passar pelos robôs gigantes da empresa e foi até o topo onde o dono da empresa ia colocar a mulher e o menino em um helicóptero. Quando chegou lá, meteu um tiro no patrão. Robocop foi levado de volta ao laboratório, arrumado e recebeu então a visita da esposa e filho. O governo revogou a lei de uso do robô nas ruas. ##### As cenas de ação são muito boas; a história não é manjada, têm suas surpresas e os atores são bons. Recomendo