O roteiro, é claro, deve levar em conta a interatividade. O jogador tem o poder de tomar decisões que vão alterar o rumo do jogo, o que estimula a critaividade. É possível brincar de ser herói, vilão, esportista, modelo, designer, cabelereiro, sniper, caçador de zumbis, etc. No jogos-online.co, por exemplo, pode-se encontrar jogos das mais variadas temáticas: de criar, vestir, luta, esporte, competição, jogos que se passam em ambientes fantásticos, antigos ou modernos.
Hollywood vem tentando pegar carona no sucesso de muito jogos famosos - Street Fighter, Mortal Kombat, Tomb Raider, Super Marios Bros, por exemplo -, porém, até agora, raramente filmes baseados em games atenderam as expectativas dos fãs jogadores. Poucos tiveram sucesso de bilheteria, a maioria provavelmente nunca deveria ter saído de seus consoles.
Alguns motivos podem ser apontados para explicar este acontecimento. A participação do jogador não pode ser adaptada para o cinema. O espaço para a criatividade da direção do filme também é limitado, o jogo já tem uma identidade visual, personagens e uma história base. Se o diretor se distanciar muito disto, será acusado de não ter se mantido fiel ao jogo. Porém fazer um filme com todos os elementos rigorosamente iguais aos do game também não funciona. A duração também é um fator importante. Um filme em média tem a duração de duas horas, enquanto para finalizar um jogo de videogame são necessárias horas e horas. Como resumir a história satisfatoriamente?
Uma coisa é certa, filmes baseados em jogos eletrônicos são garantia de muita discussão. E você, já teve seu game favorito já foi adaptado para a telona?