30 de jan. de 2014

O Lobo de Wall Street (The Wolf of Wall Street)




Jordan é um grande empresário do ramo financeiro, e começa o filme mostrando sua casa, seus bens, sua vida sexual aloprada e o abuso com as drogas. Ele conta sobre seu primeiro emprego no setor, onde foi corretor até a empresa em que trabalhava quebrar. Sua esposa o apoiou a pegar emprego em uma corretora muito pequena, que vendia ações por centavos. Ele foi contratado e na primeira ligação fez todos os seus colegas desligarem seus telefones e observarem como ele vendia; então ele vendeu, vendeu, vendeu e comprou um carrão.

Um cara chamado Donnie se aproximou dele em um restaurante, se apresentou e descobriram que moravam no mesmo prédio. Donnie largou seu emprego para trabalhar com Jordan. Eles fumaram crack e resolveram abrir uma empresa juntos. Seus primeiros corretores foram tipos estranhos, inclusive um traficante. Eles eram esquisitos, meio idiotas, mas fizeram o negócio crescer. Se reuniram para um jantar, onde Jordan pediu para que algum deles tentasse lhe vender uma caneta. O traficante pegou a caneta e fez sua tentativa. Ele pediu que Jordan escrevesse seu nome em um guardanapo, e Jordan respondeu que não tinha caneta, ou seja, o traficante foi no ponto certo e teria sucesso numa venda a um cliente.

Sua empresa Stratton Oakmont contratou mais corretores e foram para um prédio, numa sala tão grande que ele tinha que falar de microfone como num palco de show musical, com direito a bandinhas, festinhas, bebidas, mulheres nuas... o problema é que tanto sucesso repentino chamou atenção da polícia, que começou a investigar seu negócio.

Depois de sair na Forbes, centenas de corretores se amontoavam querendo um emprego, e o negócio deslanchava mais e mais; os funcionários transavam em todos os lugares, se drogavam e vendiam adoidado. O pai de Jordan ficou transtornado quando viu que se filho havia gasto quase 500 mil dólares em um só mês. Ele dava festas em sua mansão na beira da praia, festas cheias de gente, bebidas, drogas e muita mulher. Numa dessas festas ele conheceu Naomi. Ela foi embora com o namorado, mas Jordan a chamou para jantar. No final ela o convidou para subir ao apartamento dela e eles transaram muito... por 11 segundos. Numa noite quando ele cheirava cocaína nos peitos dela, sua mulher abriu a porta do carro, flagrou os dois e o casamento acabou. Ele agora estava livre para sua Naomi e foram morar juntos. Numa noite quando ela chegou em casa, seu empregado tinha chamado vários amigos gays e eles estavam transando na sala em grupo. Ela chegou a casa e descobriu que um monte de dinheiro havia sumido. Jordan chamou o empregado até seu escritório, ele não soube dizer onde estava o dinheiro, foi pendurado na sacada de cabeça pra baixo e só foi salvo porque a polícia chegou e o levou.

Jordan fazia várias transações ilegais usando seus corretores mais antigos como laranjas fazendo seu dinheiro render mais e mais, por isso contrataram um advogado para não deixar nada vazar. Jordan então resolveu oficializar e se casar com Naomi, e a festa da despedida de solteiro foi épica: 2 milhões de dólares em uma noite, incluindo a reforma do andar inteiro do hotel. No casamento ele conheceu uma tia dela, a tia Emma. No dia seguinte ele deu um iate de presente para sua esposa, ficaram 3 semanas no Caribe e depois compraram uma mansão gigante, com muitos empregados.

Um ano e meio depois, ela acordou ele jogando água na cara, questionando quem era a tal de Venice que ele chamada enquanto dormia. Venice era uma puta masoquista que ele pegava, mas ele tentou convencer Naomi de que Venice era um investimento. Eles quebraram o pau, depois ele foi pra sauna, tomou banho, seu remédio e foi até o quarto da bebezinho deles. Lá a mãe lhe dava colo, a colocou no colo do papai. Eles começaram a conversar em terceira pessoa; ela disse que estava cansada de usar calcinha e jogou todas fora, abrindo as pernas e fazendo ele cair de joelhos. Ele foi rastejando até ela, que esticou a perna para Jordan com seu pé na testa dele. Ele disse pra ela que tinha uma câmera no olho do ursinho que estava na estante, e que os vigias viram tudo, deixando ela puta da cara.


De volta à empresa, num dia muito importante, um corretor limpava seu aquário em um minuto de folga; Donnie foi até ele, pegou o peixinho e engoliu. Um grande empresário do ramo de calçados colocou as ações de sua empresa à venda na Stratton Oakmont, então seus corretores caíram matando e fizeram 22 milhões em 3 horas. Metade das ações foram compradas por ele mesmo através de laranjas, ações estas que, quando valorizadas, seriam vendidas por muito mais. A polícia pediu uma cópia do vídeo da festa de seu casamento. Jordan convidou o detetetive do FBI para ir até seu iate, onde apresentou umas garotas, ofereceu comida e bebida. Eles começaram a conversar, e com outras palavras, Jordan ofereceu propina para que o detetive parasse com as investigações. O detetive foi durão e eles encerram a conversa com ofensas verbais mútuas.

Ele resolveu ir até a Suíça para esconder seu dinheiro ilegal. No voo ele teve de ser amarrado, de tanta bagunça que fizeram. Chegando lá, ele foi liberado e foram até o banqueiro suíço. Com um acordo, ele só precisava de alguém com passaporte europeu para começar as transações, então ele foi até a Inglaterra atrás da dia de sua esposa, a tia Emma. Ela aceitou e eles começaram a transportar o dinheiro enrolado no corpo dos parentes da namorada de Brad, o sócio traficante. Brad e Donnie acabaram brigando porque Donnie queria que a namorada de Brad levasse seu dinheiro para a Suíça também. Num encontro para dar o dinheiro, Donnie chegou dirigindo fingindo estar chapado, então eles começaram a discutir por causa da briga anterior. Os dois começaram a discutir muito forte e a polícia passou bem no momento em que Brad pegou a maleta.

Donnie ficou desesperado com medo da reação de Jordan, e levou pra ele barbitúricos de 25 anos, que ele havia encontrado. Os dois marcaram pra tomar o remédio mais tarde, à noite. Eles sentaram no sofá da casa de Jordan e começaram a tomar, mas os remédios não fizeram efeito algum. Eles tomaram mais pílulas, e foram para a academia e tomaram mais dois, quando um amigo de Jordan mandou que ele saísse da casa e fosse até um telefone público retornar a ligação. No clube country onde havia o telefone público mais próximo, ele retornou a ligação para o amigo que o avisou que Brad estava preso e que a polícia havia grampeado todos os telefones. Nisso, Jordan começou a falar estranho, parou de falar e caiu, de tão chapado que ficou quando o bateu o efeito dos remédios.

Ele precisava sair dali e voltar pra casa, mas não conseguia andar. Ele teve a ideia de sair rastejando e assim o fez, rolou escada abaixo e conseguiu atender uma ligação no telefone do carro, onde sua Naomi avisava que Donnie estava completamente transtornado ao telefone com o banqueiro suíço. Desperado por não conseguir falar, ele entrou no carro e foi dirigindo pra casa. Depois de passar horas no trânsito dirigindo devagar pra não bater, ele enfim chegou em casa e tirou Donnie do telefone, o pegou pelo colarinho e falou que já sabia sobre Brad. Donnie conseguiu se soltar e começou a enfiar presuntos na boca, até se engasgar. Ele começou a sufocar e Naomi não conseguia ajudar, então Jordan viu o Popeye na TV comendo espinafre, e se lembrou da cocaína na gaveta da cozinha. Ele cheirou, conseguiu salvar Donnie e apagou no sofá.

Depois ele foi acordado por dois policiais, que o levaram até fora da casa onde ele viu seu carro todo amassado, batido e arrebentado. Então ele lembrou que não tinha dirigido devagar, e que tinha batido em tudo que viu pela frente durante o caminho. Como não havia testemunhas, ele foi liberado, e Brad foi solto depois de três meses.

O pai e o advogado de Jordan tentaram convencê-lo a colaboram com o FBI, se declarar culpado e por isso pagar algumas multas, bastaria deixar a empresa e ser um homem livre e muito rico. Ele tomou sua decisão de parar e foi até o escritório anunciar oficialmente. Durante o discurso, ele foi se inflamando e mudou de ideia, continuando nos negócios. As farras no barco continuavam, principalmente com o retorno do Brad, numa festa com muita mulher pelada, sexo e drogas.

Nos próximos dias várias intimações começam a chover no escritório; Donnie pegou várias delas, jogou no lixo e mijou em cima na frente dos corretores. Os corretores foram chamados um a um para os interrogatórios, mas ninguém abriu o bico. Jordan e Donnie se mudaram para a Itália, onde podiam responder tudo a distância, sem medo da prisão. Então veio a notícia de que a tia laranja havia morrido, e com ela 20 milhões na Suíça. Para não perder o dinheiro, o banqueiro sugeriu falsificar a assinatura dela e fazer uma declaração, onde todo o dinheiro deveria ficar para Jordan. Eles resolveram ir com o iate até Mônaco após o comandante dizer que a viagem seria tranquila, mas durante o trajeto uma tempestade muito violenta virou o iate. Eles foram resgatados por um helicóptero e de dentro do barco ele viu o avião que os levaria para a Suíça, explodir no ar.

Ele voltou e resolvei ir para a TV divulgar seus seminários de vendas. Numa gravação ele foi preso pelo FBI. Acontece que o banqueiro suíço fez a cagada de viajar para os EUA, onde foi pego com sócios de Jordan. Depois de pagar 10 milhões de fiança, colocaram uma tornozeleira com a qual ele não podia sair de casa. Donnie disse a ele que a empresa pagaria as despesas com advogados e tudo mais. Jordan aceitou os termos do FBI para que ele cooperasse e desse nomes de outros envolvidos com corrupção bancária, em troca de pouquinho tempo de prisão. À noite, ele foi transar com sua esposa, que fez jogo duro e logo depois anunciou que queria o divórcio. Eles começaram a brigar, ela deu um tapa nele que revidou. Ele rasgou o sofá, pegou um pacote de pó, cheirou, foi até o quarto da menina deles e a levou para o carro. Na tentativa de escapar, ele bateu o carro no muro e Naomi pegou a menina de volta.

Ele foi até polícia, assinou o termo de cooperação, colocou a escuta e foi para o escritório; Donnie seria o primeiro da lista, mas para não ferrá-lo, Jordan escreveu num papel que estava com escuta e era pra ele cuidar com o que falava, salvando seu amigo. Na manhã seguinte, o detetive foi até a casa de Jordan para prendê-lo, pois eles foram até o escritório e encontram o papel que Jordan escreveu com o aviso para Donnie. Enquanto isso Donnie deletava todos os registros do computador, ao mesmo tempo em que o FBI invadia o escritório e começou a prender todo mundo.

Jordan entregou todo mundo e pegou só três anos de cadeia, e foi para a cadeia, onde passava o tempo jogando tênis com outros presos. Quando saiu, foi convidado para participar de um seminário de vendas, onde entrou uma caneta para um participante da plateia e pediu que o cara o vendesse a caneta; o participante começou sua tentativa, então Jordan tirou a caneta da mão dele e entrou na mão de outro participante, depois tirou a caneta dele e entregou para outro e fim. ##### Recomendo muito, além do elenco ser perfeito, o filme tem várias cenas impagáveis, principalmente aquela do telefone público no country club, que continuou na casa de Jordan. Depois dessa cena, o cinema deveria interromper o filme para o público sair e pagar ingresso de novo, pois a cena é épica, antológica.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Você viu o filme? Deixe sua opinião! Não viu o filme? Deixe sua opinião também :-)