Dez anos depois de terem escapado e fugido para a floresta (no primeiro filme), os macacos viviam lá tranquilamente, até que um dia, exploradores apareceram e mataram um macaco. Assim que ouviram o tiro, todos os macacos apareceram e emboscaram os caçadores. O líder deles, Cesar, pulou na frente do grupo e gritou mandando os humanos embora. Os humanos buscavam na floresta uma nova fonte de energia numa barragem.
Os macacos descobriram o paradeiro dos exploradores e foram até eles. O líder se aproximou do líder dos exploradores e falou pra eles nunca mais voltarem lá. Os humanos viviam confinados numa espécie de forte, pois um vírus muito violento tinha matado uma grande parte da população local. Algum tempo depois, um humano desavisado foi até a floresta e matou o líder Cesar. Agora liderados por outro macaco, os demais macacos se reuniram e invadiram a cidade. O que eles não sabiam, é que um grupo de humanos encontrou e resgatou Cesar. Cesar reapareceu e confrontou com o novo líder, que estava cego pelo ódio.
Enquanto isso, o humano que resgatou Cesar confrontava com os demais líderes dos humanos, pois ele acreditava que Cesar ia parar a rebelião dos macacos. Ele explodiu a sala de controle do forte onde eles viviam, mas os demais humanos já tinham chamado reforço das autoridades. Cesar venceu a batalha contra o novo líder, mas disse ao amigo humano que não fugiria da guerra contra o reforço chamado, pois seu povo nunca o perdoaria por fugir de uma batalha. O humano foi saindo e os macacos ficam no prédio, esperando pelos soldados humanos. ##### Não recomendo, muito tonto.